Site da UFPI é retirado do ar após ataque hacker; PF vai investigar
O site da Universidade Federal do Piauí – UFPI está fora do ar nesta quarta-feira (08) após a plataforma ter sofrido um ataque hacker. Segundo a assessoria da instituição, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPI retirou o site do ar após “postagens irregulares e indevidas”. Veja nota na íntegra abaixo.
A UFPI informou que a equipe de T.I está recolhendo dados para serem passados para os órgãos federais de segurança que investigarão o caso.
No material, além de imagens do presidente Lula e de um personagem do filme Tropa de Elite, também foram postados textos com palavras de baixo calão e referências a manifestação de alunos que ocuparam a reitoria da instituição ontem (07).
“Vocês sabem quantos móveis no Alvorada dá pra comprar com tudo isso ai que vcs tão pedindo? [SIC.]” questionam na postagem.
Além das ofensas ao movimento dos estudantes e de questionamentos políticos, os responsáveis pelo ataque hacker fizeram comentários ridicularizando a segurança da plataforma.
Nota na íntegra – Site da UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), informa que detectou, nesta manhã de quarta-feira (08), postagem irregular e indevida no site da Instituição. Imediatamente, a página foi retirada do ar e os dados relativos ao conteúdo estão sendo colhidos por especialistas em tecnologia para os devidos encaminhamentos aos órgãos federais competentes para investigação de suspeita de hackeamento e responsabilização dos autores do ato.
A UFPI lamenta o ocorrido, esclarece que preza pelos princípios democráticos, respeita manifestações pacíficas por meios legais e desaprova qualquer ação dessa natureza.
Informa, ainda, que o site estará temporariamente fora do ar para cumprimento das providências necessárias. Solicita a compreensão da comunidade acadêmica até o restabelecimento do serviço.
Manifestação dos estudantes
Um grupo de estudantes ocupou, no final da manhã desta terça-feira (7), o Salão Nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em Teresina. A ação aconteceu durante um protesto convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Um vídeo gravado pelos próprios manifestantes mostram o momento em que o grupo força a entrada no local. Nas imagens, seguranças da instituição tentam conter o avanço dos estudantes, que acabam entrando e ocupando o espaço.
O Salão Nobre da reitoria da Ufpi foi desocupado pelos estudantes, após uma longa reunião com o reitor. O gestor atendeu a pauta dos manifestantes e assinou um termo se comprometendo a atender as reinvindicações.
Fonte: Cidade Verde.