Sistema para reaproveitamento de água beneficia agricultura familiar no sertão do Piauí
Uma iniciativa inovadora para o reaproveitamento de água vem transformando a vida da agricultura familiar no sertão do Piauí, região marcada pelo clima árido e a escassez. Por meio do sistema de Reuso de Águas Cinzas (RAC), diversos produtores rurais de Betânia, município localizado a cerca de 500 km de Teresina, estão conseguindo economizar o recurso hídrico e ampliar a produção.
Com auxílio do Instituto Novo Sertão, organização que há dez anos desenvolve ações de sustentabilidade e de apoio à agricultura familiar na região com o uso de tecnologias simples, toda a água usada nas casas é reaproveitada. “Como é uma região muito seca, fazemos ações para economizar água e uma que encontramos foi a de reutilizar águas cinzas”, explica Zé da Água, representante da instituição.
O projeto consiste na reutilização de água proveniente de chuveiros e pias. Toda essa água é capturada por uma encanação e levada para um sistema de filtração natural composto por manilhas que funcionam por gravidade, sem necessidade de energia elétrica. Após filtrada, o material coletado é armazenado em uma caixa d’água e distribuído por gotejamento para a irrigação de mudas de árvores frutíferas.
“Temos árvores de limão, banana, coco, entre outras variedades. Isso permite que as famílias produzam alimentos com uma água que antes era descartada diretamente na terra,” explica o representante do instituto, que pontua o impacto sustentável do projeto. “Como as casas aqui não possuem saneamento, o sistema também contribui para melhorar a destinação final dessa água”.
Só em 2023 foram cerca de dez famílias participaram da iniciativa, onde cada uma foi beneficiada com 15 mudas, totalizando aproximadamente 100 árvores plantadas. Nos últimos anos, cerca de 40 famílias já foram atendidas pelo projeto. “Todo ano, aumentamos o número de famílias beneficiadas. Algumas mudas já são bem grandes e estão produzindo frutos,” destaca o representante da organização.
Fonte: Cidade Verde.