“O monitoramento da transição evitou abusos nos municípios”, diz presidente do TCE
O Presidente do Tribunal de Contas do Piauí, Kennedy Barros, fez um balanço da atuação da equipe de monitoramento do processo de transição entre prefeitos nas cidades do Piauí. Segundo o gestor, o trabalho do órgão evitou que “abusos” e desrespeitos à legislação ocorressem na mudança entre os gestores.
Ao longo dos últimos meses o TCE realizou uma sequência de seminários com os gestores para tratar sobre o processo de transição além de lançar uma cartilha orientando os prefeitos. Kennedy Barros comentou sobre o processo.
“A decisão é acertadíssima. Quando tem a transição, tem uma lógica. Tem um gestor que está concluindo uma gestão e um que vai entrar. Então, é fundamental que quem vai entrar tenha conhecimento das medidas e da situação do município que vai receber para poder tomar, tomando conhecimento, desde o primeiro dia já poder agir. E quem está saindo tem que se conscientizar que já não há um mandato mais longo pela frente. Existe apenas o complemento de um mandato”, afirmou.
Conforme o chefe da corte, o órgão auxiliou os municípios na prevenção de prejuízos.
“Não é razoável o gestor que está saindo tomar medidas que endividem o município, que gera para o que vai chegar problema. Então, esse monitoramento permitiu com que abuso dessa natureza não ocorresse. Mas, felizmente, a grande maioria dos gestores entenderam perfeitamente o que é uma gestão que está se concluindo e os que vão entrar tiveram essa oportunidade com a transição como manda a lei ocorrendo já poder fazer planejamento para as coisas”, concluiu.
Fonte : Cidade Verde