Acidentes com fios e postes de energia aumentam mais de 50% no Piauí em 2024
O Piauí registrou um aumento significativo no número de acidentes envolvendo fios e postes de energia elétrica em 2024. De acordo com dados da Equatorial Piauí, de janeiro a julho deste ano, foram registradas 655 colisões com postes, um aumento de 55% em relação ao mesmo período de 2023, quando ocorreram 422 casos.
Julho foi o mês com o maior número de ocorrências, totalizando 113 casos, o que representa uma média de quatro acidentes por dia. Esse número é 44% maior em comparação com julho de 2023, quando foram registradas 78 ocorrências.
Teresina lidera em número de casos
Teresina aparece como a cidade com o maior número de acidentes, contabilizando 88 registros em 2024, o que equivale a 13% do total de ocorrências no estado. Um exemplo recente ocorreu no bairro São Joaquim, onde 791 casas ficaram sem energia elétrica após um caminhão arrastar a fiação local.
Leia também:
Caminhão arrasta fiação e deixa 791 casas sem energia no bairro São Joaquim
Entre os outros municípios com números significativos estão:
Lagoa Alegre: 38 ocorrências.
Luzilândia: 21 ocorrências.
Campo Maior: 18 ocorrências.
Floriano: 17 ocorrências.
O advogado Pedro Rodrigues esclarece que as vítimas de acidentes envolvendo fios e postes podem buscar reparação legal pelos danos sofridos.
“Todo dano é passível de reparação, desde que haja a comprovação do nexo de causa entre a ação do agente causador, o ato ilícito e a culpa. Então pode ocorrer uma cadeia de responsáveis, desde a empresa transportadora até a empresa que comprou a carga”, explica o advogado.
Cuidados em casos de fios energizados
O professor e engenheiro eletricista Marcos Lira orienta os moradores a permanecerem dentro de suas casas em situações de risco com fios energizados.
“O ideal é permanecer dentro de casa, até porque o fio caído pode estar na calçada e, ao sair, a pessoa pode, sem querer, pisar nele e entrar em contato com o fio energizado”, reforça o engenheiro.
Cidade Verde