Piauiense completa 100 km em 8h47 e garante top 4 em ultramaratona

O ultramaratonista Elton Lima, de Altos (PI), encarou mais um grande desafio no último fim de semana: a Ultramaratona Indaiatuba 100K – Edição Primavera, realizada em São Paulo. A competição é considerada uma das mais duras do calendário nacional e serviu como seletiva para a seleção brasileira da modalidade.
A prova foi disputada na pista de atletismo da cidade, com 400 metros de extensão. Para atingir os 100 km, os 50 atletas participantes precisaram completar 250 voltas no mesmo espaço. A largada foi às 6h.
Essa foi a sétima participação de Elton em provas de 100 km e a terceira vez competindo em Indaiatuba. O atleta concluiu a ultramaratona em 8 horas e 47 minutos, tempo que garantiu a 4ª colocação geral.
“Fui para tentar baixar meu tempo, 8h18, porém não deu desta vez. Acabei fazendo um tempo um pouco maior, 8h47, terminando em 4º geral. Estava me sentindo bem. Bem treinado, cabeça boa, consegui manter o ritmo até os 70km. Porém, depois daí, veio uma pequena baixa e tive que me reorganizar para terminar os 100km”, contou o ultramaratonista.

Elton destacou ainda as dificuldades da competição:
“100km é sempre uma distância desafiadora. Une-se a isso, o calor, as 250 voltas, o tédio, a mesmice. Isso acaba entrando no psicológico do atleta. O fato de ser em voltas para mim não foi a maior dificuldade, já tenho algumas provas no currículo assim. Mas é difícil o fator ‘voltas’, são praticamente nove horas no mesmo lugar”, afirmou.
Com o resultado, Elton mantém vivo o objetivo de melhorar suas marcas pessoais e buscar realizar seu maior objetivo: conquistar uma vaga na seleção brasileira de ultramaratona.
Fonte: Cidade verde



