- NOTÍCIAS -

Governo instala mesa de diálogo para tratar de demandas das quebradeiras de coco babaçu

A Mesa de Diálogo Permanente entre o Governo do Piauí e o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) foi instalada durante reunião realizada nessa quinta-feira (20). A plenária ocorreu no auditório da Escola Fazendária e contou com a presença de representantes do movimento das quebradeiras de coco e órgãos governamentais.

O objetivo da mesa é tratar sobre a pauta temática das comunidades tradicionais das quebradeiras de coco babaçu situadas nos territórios, assentamentos e áreas de incidência de babaçuais que demandam por proteção e preservação das palmeiras e da atividade tradicional de coleta e quebra do coco babaçu. E, por reconhecimento, também a regularização e titulação desses territórios tradicionais.

“O Movimento Interestadual tem o plano de ação e de atividades, os seminários que já discutiram temas como conflitos fundiários e regularização fundiária. Isso inclui a consciência das mulheres que sofrem humilhação, que são subordinadas e têm seus direitos violados. Seguimos na luta para garantir a permanência nos nossos territórios e avançar com a Lei do Babaçu Livre”, disse Maria Alaides, coordenadora interestadual do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu.

Compõem a mesa a nível estadual, a  Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh); Secretaria da Agricultura Familiar (SAF); Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e, em âmbito nacional, o Instituto de Reforma Agrária na Microrregião de Teresina (Incra) e o  Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

“A criação dessa mesa permanente de diálogo no Piauí é um avanço fundamental para a resistência e territorialização das quebradeiras de coco. Esse modelo pode servir de exemplo para todo o Brasil!”, disse Núbia Lopes, secretaria de Relações Sociais do Governo do Piauí.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo