Governador inaugura seis blocos de salas de aula na Uespi em Teresina

O governador Rafael Fonteles inaugurou, na manhã desta segunda-feira (27), seis novos blocos de salas de aula no Campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), na Matinha, zona Norte de Teresina. A obra, executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), amplia a estrutura dos cursos de Jornalismo e Pedagogia, beneficiando cerca de 400 alunos e 50 professores.
Durante a solenidade, o reitor da Uespi, Evandro Alberto, destacou que o investimento é parte de um plano de modernização da infraestrutura física e tecnológica da instituição. Segundo ele, o governo estadual está destinando aproximadamente R$ 100 milhões para obras em todos os campi da universidade.
“Vemos aqui uma nova história da nossa universidade. Era muito comum se falar da estrutura ruim dos prédios, e hoje vivemos uma nova realidade. O governador Rafael Fonteles pactuou conosco esse grande investimento que está transformando a Uespi na Universidade do Futuro. Só aqui no Torquato Neto são seis blocos, além da biblioteca que está em fase de finalização”, afirmou o reitor.
O governador Rafael Fonteles ressaltou que o campus da capital concentra investimentos de quase R$ 30 milhões e que o programa contempla todas as unidades da Uespi no interior. “Era uma prioridade da comunidade acadêmica a melhoria da infraestrutura. Estamos tendo obras simultaneamente em todos os campi. No Torquato Neto, este é o terceiro bloco entregue, e até o fim do ano teremos mais o Centro de Direito e a Biblioteca Central. As salas são modernas, climatizadas, com banheiros acessíveis e elevadores, além do paisagismo que será feito no entorno”, afirmou.

Fonteles também destacou que o investimento na Uespi vai além da infraestrutura, com ampliação de bolsas, auxílios e monitorias. “Mais do que dobramos o valor investido em bolsas de pesquisa e auxílio estudantil. É um novo capítulo na história da nossa universidade estadual”, disse.
O secretário da Educação, Washington Bonfim, afirmou que o governo está promovendo uma “revolução” no ensino superior piauiense. “O governador Rafael, juntamente com o reitor Evandro e todo o time da Uespi, estão promovendo a maior revolução de obras e investimentos da história da universidade, tanto na capital quanto no interior. Em novembro, lançaremos o programa que vai dobrar o número de vagas no ensino superior em até cinco anos, integrando cursos técnicos, tecnólogos e bacharelados às vocações produtivas do estado”, destacou.
Infraestrutura
Já o secretário de Infraestrutura, Flávio Nogueira Júnior, responsável pela execução da obra, ressaltou o padrão de qualidade da construção. “Todas essas obras são importantes, mas essa é emblemática, porque é uma reforma completa com seis blocos, dez salas de aula, elevadores, rampas e banheiros acessíveis. Até o fim do ano entregaremos o quarto bloco e, no próximo ano, os dois últimos”, afirmou.

Fonte: Cidade Verde



