Blog

Governador fala sobre ações emergenciais contra a seca que atinge o Piauí

O governador Rafael Fonteles destacou as medidas que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado para enfrentar a seca que atinge diversas regiões do Piauí. Segundo ele, as ações envolvem tanto respostas imediatas à estiagem quanto investimentos estruturantes para garantir segurança hídrica no médio e longo prazo.

“Temos a Operação Carro-Pipa, que é extremamente necessária nesse momento de estiagem aguda, mas o mais importante são os sistemas de abastecimento de água, as cisternas e as adutoras que estão sendo construídas. Em São João do Piauí, por exemplo, conseguimos resolver definitivamente o problema com um investimento de R$ 15 milhões. Já em São Raimundo Nonato, vamos viabilizar uma nova adutora junto com o senador Marcelo Castro e os ministros Wellington e Valdés, além das obras previstas no contrato da Águas do Piauí”, explicou o governador.

Fonteles ressaltou ainda que o Estado está monitorando e fiscalizando o cumprimento das metas estabelecidas na concessão. “Sabemos que a empresa assumiu recentemente e não seria possível resolver tudo em tão pouco tempo, mas há avanços. Em breve, vamos detalhar as medidas do plano Água e Vida – segunda etapa –, para que a população acompanhe cada investimento”, completou.

De acordo com o Monitor de Secas, julho de 2025 marcou o retorno da seca extrema ao Piauí após sete anos. Atualmente, 22,2% do território enfrenta esse nível crítico, concentrado no sudeste do estado. Outros 62% sofrem com seca grave, 14,5% com seca moderada e 1,3% com seca fraca.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente mais de 70% do território estadual já enfrenta seca grave, no total, 129 municípios piauienses estão em situação de emergência devido à seca.

 

Fonte: Cidade Verde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo