PRF comemora 97 anos com reforço na comunicação entre forças de segurança no PI

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) celebrou nesta quinta-feira (24), em Teresina, seus 97 anos de atuação com uma solenidade marcada pela entrega de equipamentos de radiocomunicação, que passam a integrar o Sistema Estadual de Radiocomunicação Digital do Piauí. O evento foi realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e reuniu autoridades da PRF e da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI).
Os equipamentos entregues incluem rádios portáteis, rádios móveis para viaturas e rádios de base fixa.
O superintendente da PRF no Piauí, Fabrício Loyola, afirmou que a tecnologia irá ampliar a eficiência da atuação policial. “Esses equipamentos dão agilidade à troca de informações e ações conjuntas. A PRF tem feito recordes em apreensões de drogas, crimes ambientais, armas e animais silvestres, além das estratégias em segurança viária. É importante que a sociedade saiba que trabalhamos diariamente para prestar contas com resultados concretos”, disse.
O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, destacou o papel da instituição ao longo de quase um século. “A PRF nasceu para cuidar das rodovias, mas hoje faz muito mais. É a polícia que mais apreende drogas no país, combate o crime organizado e segue prestando assistência ao cidadão nas estradas. Com o possível avanço da PEC da Segurança Pública, poderemos assumir também o policiamento das ferrovias e hidrovias. A PRF está preparada para atuar em todos os modais de transporte do Brasil”, declarou.
Já o superintendente de Operações da PRF, Matheus Zanatta, explicou que o investimento já ultrapassa R$ 50 milhões, e destacou a capacidade de cobertura dos novos rádios. “Esses rádios funcionam de norte a sul do Piauí. Uma pessoa em Barra Grande pode se comunicar com outra em Corrente. Estamos doando parte desses rádios à PRF para que ela esteja integrada ao sistema estadual de comunicação. Outros órgãos, como o SAMU e guardas municipais, também podem aderir”, afirmou.
A escolha do Piauí para iniciar as comemorações dos 97 anos da PRF foi destacada pelo diretor como uma homenagem ao estado, que se destaca pelo modelo de integração na segurança pública.
Fonte: Cidade Verde