Blog

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de sobrecarga elétrica em residências

O aumento do uso de eletrodomésticos nas residências pode representar riscos significativos de incêndio quando não há atenção à capacidade elétrica da casa. A tenente-coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros do Piauí, orienta sobre como evitar acidentes domésticos relacionados à eletricidade.

“Tenham uma casa dimensionada para a quantidade de eletrodomésticos. A tecnologia vai chegando e a gente vai só colocando eletrodomésticos sem saber se a nossa estrutura de energia da casa, se a caixa de energia comporta a adição de mais eletrodomésticos. É preciso uma manutenção periódica, consultar um técnico eletricista com experiência, um engenheiro eletricista para saber se pode colocar mais um ar-condicionado, mais ventiladores, mais eletrodomésticos”, alertou a tenente-coronel Najra.

Ela explica que a sobrecarga nos pontos de energia é uma das causas mais comuns de incêndios residenciais. “Cada eletrodoméstico tem que ter seu próprio ponto de capacitação na parede, não pode colocar ‘T’ (benjamins) porque sobrecarrega aquele ponto de energia, o que pode gerar um incêndio, curto-circuito, superaquecimento que gera um incêndio, extensões também não são adequadas que pode gerar essa situação”, destacou.

Além da prevenção, o Corpo de Bombeiros orienta sobre como agir rapidamente caso um incêndio tenha início. “O princípio de incêndio ele pode ser combatido e debelado inclusive, você pode impedir que esse incêndio se propague, se ele ainda tiver no princípio, com o combate rápido dessas chamas através não só de água, mas se você tiver à disposição abafadores, toalhas molhadas colocando em cima das chamas”, disse a tenente-coronel.

Entre as recomendações para garantir a segurança doméstica estão:

  • Realizar manutenção periódica da instalação elétrica;
  • Evitar sobrecarregar tomadas e usar extensões de forma inadequada;
  • Distribuir cada eletrodoméstico em seu próprio ponto de energia.

 

Fonte: Cidade Verde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo