- NOTÍCIAS -—EM ALTA—

Alunos de Caldeirão Grande do PI se destacam no Seduckathon 2025 e conquistam intercâmbio para Portugal

Com uma proposta inovadora, o Projeto ConexTEA, que propõe solução tecnológica para inclusão de estudantes com autismo, alunos do CETI Waldemar de Moura Santos, da cidade de Caldeirão Grande do Piauí, se destacaram no maior hackathon educacional, o Seduckathon 2025.

O Seduckathon 2025 é promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI) e tem contribuído para valorizar os talentos de jovens estudantes piauienses.

Os estudantes do CETI Waldemar de Moura ganharam destaque no evento apresentando o projeto ConexTEA, uma plataforma inovadora voltada para o apoio à inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar.

A proposta, que chamou a atenção pela sensibilidade e viabilidade, oferece recursos como perfis individualizados dos alunos com TEA; planejamento de rotinas visuais; estratégias pedagógicas adaptadas, além de comunicação facilitada entre escola, família e equipe de apoio.

A proposta foi apresentada pelos alunos Yasmin Vitória, Geremias Silva, Marcos Sousa, Lius Remilton e Daiana Maria, sob orientação do professor Vitor Neto, que representaram com orgulho a escola e o município de Caldeirão Grande.

O projeto foi bem avaliado e amplamente aceito e como resultado, a equipe conquistou uma vaga em um intercâmbio para Portuga, uma experiência internacional que promete ampliar ainda mais o aprendizado dos estudantes e permitir o contato direto com iniciativas educacionais inovadoras em outro país.

A conquista foi celebrada com grande entusiasmo por toda a comunidade escolar. No retorno à cidade, os alunos foram recebidos de forma calorosa com uma carreata, organizada por professores, colegas e familiares, que percorreu as principais ruas de Caldeirão Grande do Piauí, reunindo o corpo docente, discente e moradores.

A diretora do CETI Waldemar de Moura Santos, Ana Cristina de Sousa Paiva, comemorou o resultado e parabenizou a equipe. “Foi uma vitória mais do que merecida. Esses alunos se dedicaram muito, pensaram em um projeto que realmente pode fazer a diferença. O intercâmbio será uma oportunidade única para eles ampliarem horizontes e voltarem ainda mais motivados.”

A escola conta ainda com o apoio dos coordenadores pedagógicos Júnia Cristina e Manoel Lino, que também celebraram a conquista como um reflexo do compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade e transformadora.

A participação no Seduckathon 2025 representa um marco para o CETI Waldemar de Moura Santos e para a cidade de Caldeirão Grande do Piauí, provando que quando há incentivo, apoio e espaço para criar, os estudantes da rede pública são capazes de alcançar voos altos, inclusive internacionais.

Fonte: Cidades Na Net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo