Blog

Mais de 30 mil estudantes da rede estadual participam do Saeb e reforçam protagonismo do Piauí na Educação

Com escolas modernas, professores valorizados e estudantes motivados, o Piauí segue firme no propósito de garantir aprendizagem de verdade e oportunidades para todos.

O Piauí vive mais um momento importante da sua revolução educacional. Mais de 30 mil estudantes da 3ª série do ensino Médio da rede estadual começaram, nessa segunda-feira (20), a realizar a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, que segue até o dia 31 de outubro em todo o Estado.

O Saeb é uma avaliação nacional feita pelo Ministério da Educação, que ajuda a medir o aprendizado dos estudantes e a qualidade das escolas públicas em todo o país. Os resultados servem de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da Educação brasileira. E o Piauí tem muito a se orgulhar: é o 1º lugar do Nordeste e o 4º do Brasil no Ideb 2023, um resultado histórico que reflete o trabalho de toda a rede estadual.

Segundo o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Piauí está determinado a seguir avançando. “O Piauí vive um momento histórico na Educação. Temos metas ousadas, mas também uma rede comprometida, professores engajados e estudantes determinados. O número de participantes no Saeb mostra a força da nossa Educação pública e o empenho coletivo para seguir avançando. Mais do que índices, queremos garantir que nossos estudantes estejam realmente aprendendo, desenvolvendo suas competências e se preparando para vestibulares e o mundo do trabalho. Essa é a verdadeira revolução educacional que estamos construindo”, destacou o gestor.

Para chegar até aqui, O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), tem apostado em um conjunto de políticas que transformaram o cotidiano das escolas. O tempo integral é uma delas. Hoje, todas as escolas do ensino Médio da rede estadual ofertam tempo integral, com aulas que unem as disciplinas tradicionais a novos componentes, como Inteligência Artificial, educação financeira, empreendedorismo e curso técnicos.

O programa Gestão da Aprendizagem, que agrega mais avaliações dos estudantes ao processo de formação continuada de professores, também tem garantido que o ensino seja cada vez mais qualificado e alinhado às necessidades dos alunos.

Nos últimos meses, a Seduc intensificou o Projeto Acelera Saeb, que mobilizou toda a rede: estudantes, professores egestores, em um grande movimento de revisão, simulados e incentivo à participação na prova.

Além da preparação pedagógica, o Governo do Estado criou mecanismos de valorização para reconhecer o esforço de quem está diretamente envolvido nesse processo.

As escolas que atingirem as metas do Ideb, em 2026, terão todos os seus profissionais contemplados com o pagamento do 14º salário. Já os estudantes da 3ª série do ensino Médio das escolas que baterem as metas e participarem do Saeb 2025 receberão uma bolsa no valor de R$1.600,00, como forma de reconhecimento pelo empenho e dedicação.

“Na nossa escola todos os estudantes da 3ª série fizeram a prova, porque sabemos que é fundamental a participação de todos. Nos preparamos bastante com os simulados e revisões. Queremos que a nossa escola alcance a meta e mostrar que a gente tem potencial”, contou Larissa Martinho, estudante da Escola do Mar, em Luís Correia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo