Piauí é destaque no Campeonato Nordeste de Kungfu Wushu com 25 medalhas e 2 troféus
Das 25 medalhas, 8 foram de ouro, 11 de prata e 6 de bronze.

O Piauí se destacou no Campeonato Nordeste de Kungfu Wushu, realizado entre os dias 18 e 20 de julho em Natal (RN), conquistando o lugar mais alto do pódio. A delegação piauiense obteve um desempenho notável, conquistando 25 medalhas no total, sendo 8 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze. Além de dois troféus de campeão, consolidando seu papel como referência nacional na modalidade.
Como destaques individuais o grande nome da competição foi Warner Lopes, eleito o melhor atleta do campeonato. Warner garantiu dois ouros nas categorias Espada Reta e Armas Longas, além de duas pratas. O atleta, que integra a seleção brasileira, comentou o feito com entusiasmo. “Sem dúvidas, foi um dos campeonatos mais disputados e difíceis até aqui, ao lado de diversos colegas e amigos da seleção brasileira e campeões nacionais e estaduais”, comemorou.

Warner é apoiado pelo programa Piauí no Pódio, da Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi), que patrocina com passagens aéreas e terrestres a participação de atletas em competições regionais, nacionais e internacionais. Ele já se prepara para o Panamericano 2025, que acontecerá de 11 a 16 de novembro em Cancún, México.
Outros destaques foram a atleta Talita Silva, bolsista do Bolsa Atleta Piauí, que conquistou 3 ouros em Mãos do Sul, Armas Curtas e Armas Longas. Denis Derkian levou 5 medalhas, ouro no Tai Chi, prata no Bastão e três bronzes.
Ainda tivemos os atletas Rafaela Mendes, Angelo Augusto, Fernanda Alaggio, Matheus Lopes, Gabriela Bittencourt e Clara Alencar Viana que mostraram força nas suas categorias. (veja abaixo).

Segundo o técnico e presidente da Federação Piauiense de Kungfu Wushu (FKWPI), Aridiego Pereira, o reconhecimento da modalidade e a estrutura alcançada nos dois últimos anos estão fazendo a diferença. “Hoje o Piauí é referência nacional, não só pelos atletas, mas também pela administração dos nossos eventos e formação de base. Esse ano estaremos presentes no Panamericano 2025”, disse.
A modalidade também é fortalecida pelo projeto Arte e Vida: Caravana Kung Fu, aprovado pelo Sistema Estadual de Incentivo ao Esporte (Siespi), que contribui para o desenvolvimento esportivo em todo o estado.
A secretária de Esportes, Josiene Campelo, destacou a importância dos investimentos na categoria. “O apoio do Governo do Estado e da Secepi têm sido fundamental para transformar o esporte no Piauí em um celeiro de campeões e levar nossos atletas cada vez mais longe”, declarou.

Confira o resultado:
Quadro de Medalhas
- Warner Lopes
– Ouro: 2 (Espada Reta, Armas Longas)
– Prata: 2 (Armas Duplas e Articuladas, Mãos do Sul)
- Talita Silva
– Ouro: 3 (Mãos do Sul, Armas Curtas, Armas Longas)
- Fernanda Alaggio
– Ouro: 1 (Armas Duplas e Articuladas)
– Prata: 1 (Mãos do Sul)
- Matheus Lopes
– Prata: 1 (Bastão)
– Bronze: 2 (Sabre, Shaolin Norte)
- Gabriela Bittencourt
– Prata:1 (Armas Duplas e Articuladas)
– Bronze: 1 (Mãos do Sul)
- Angelo Augusto
– Prata: 2 (Mãos do Sul Infantil, Armas Longas Infantil)
- Rafaela Mendes
– Ouro: 1 (Mãos do Sul Infantil)
– Prata: 1 (Armas Curtas)
- Denis Derkian da Costa Viana
– Ouro: 1 (Tai Chi)
– Prata: 1 (Bastão)
– Bronze: 3 (Arma Média, Mãos do Norte, Baduanjin)
- Clara Alencar Viana
– Prata: 2 (Mãos do Norte, Armas Longas)
Resumo Final 25 medalhas
– Total de Medalhas de Ouro: 8
– Total de Medalhas de Prata: 11
– Total de Medalhas de Bronze: 6