Picos completa 90 dias sem crime violento e Piauí registra menor número de homicídios desde 2015

O estado do Piauí registrou, no primeiro semestre de 2025, o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) desde 2015. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram contabilizados 284 casos em todo o estado — uma redução de 22,19% em relação ao mesmo período de 2022, quando houve 365 ocorrências, marcando um dos picos mais recentes da violência.
O governador Rafael Fonteles atribuiu o resultado ao conjunto de investimentos realizados na área.
“Isso é resultado do aumento do efetivo das polícias, de investimentos em inteligência, videomonitoramento e da implantação do BO Fácil, que vai melhorar muito o trabalho investigativo. São muitos esforços para alcançar esses resultados, e queremos melhorar ainda mais. Segurança pública é prioridade absoluta”, afirmou.
No mesmo cenário de redução da criminalidade, o município de Picos completou, nesta quarta-feira (2), 90 dias sem registros de homicídios. O dado se destaca diante dos cinco crimes violentos registrados no início do ano, um deles relacionado ao tráfico de drogas.
De acordo com o coronel Felipe, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, o resultado positivo é fruto da atuação conjunta entre as forças de segurança — Polícia Civil, 4º BPM e BEPI — que vêm desenvolvendo ações estratégicas de inteligência e cumprindo mandados de busca e prisão. Todos os homicídios registrados no ano foram elucidados, com a identificação, indiciamento e prisão dos autores.
“Nós, do 4º BPM de Picos, reafirmamos nosso compromisso permanente com a proteção da vida e a garantia da paz social”, pontuou o comandante.

Para a delegada Francineide Fontes, a integração entre as instituições tem sido decisiva para os bons resultados.
“Esse é um trabalho relevante, que continuará sendo feito de forma integrada pela Polícia Civil — por meio da DFHT de Picos e da Diretoria de Inteligência — e pela Polícia Militar, com o apoio irrestrito do nosso secretário de Segurança Pública. Os frutos desse esforço conjunto estão aparecendo, e muitos outros virão”, concluiu.
Fonte: Cidades na Net