IMEPI lança aplicativo “Fala Consumidor” para agilizar denúncias e serviços
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) lançou, nesta segunda-feira (10), durante um evento oficial, o aplicativo “Fala Consumidor”, uma ferramenta inovadora que visa agilizar denúncias e aprimorar os serviços do órgão.
O diretor-geral do IMEPI, Júnior Macedo, destacou que o aplicativo funcionará como um canal direto de comunicação para os consumidores e empresas. Além do lançamento, também foi apresentada a nova estrutura do órgão, que passou recentemente por obras de modernização para melhorar a prestação de serviços.
O evento contou com a presença de diretores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de 15 estados do país, incluindo o presidente do órgão, Márcio André, e o diretor de Planejamento e Articulação Institucional, Maycon Danylo.
“Vai ser um canal de denúncia direta para os consumidores que estão na ponta, mas também servirá para tirar dúvidas sobre o órgão. No aplicativo, será possível acompanhar processos, verificar multas, acessar GRU e entender como proceder em diferentes situações”, explicou.
O presidente do Inmetro, Márcio Andrade, destacou que o Piauí foi escolhido para o lançamento da campanha nacional do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. A iniciativa contará com diversas ações em todos os estados, reforçando o compromisso com a proteção e os direitos dos consumidores.
“Estamos, por meio de uma linguagem simples, levando todas as orientações técnicas à população. No Mês do Consumidor, em março, escolhemos o Piauí para lançar uma grande campanha nacional. Vários órgãos estarão atuando com trabalhos preventivos em postos de gasolina, indústrias, comércios e serviços, fornecendo informações ao consumidor e divulgando o selo do Inmetro, que garante que o produto foi testado e não apresenta riscos à saúde da população”, afirmou.
Márcio Andrade reforçou que as fiscalizações serão contínuas ao longo do ano, com o objetivo de proteger os consumidores.
“O Inmetro regulamenta aproximadamente 90% do setor produtivo nacional, e nosso trabalho é preventivo. Todos os dias, fiscais do IMEPI estão nas ruas realizando esse trabalho para evitar que o consumidor tenha prejuízos. Por isso, é fundamental investir em capacitação e modernização dos processos”, destacou.
Fonte: cidade verde